A HISTORIA DO VENDAVAL
As 48 horas de terminar o ano de 1999, a cidade de Cuité foi sacudida por um vendaval, que deixou um rastro de destruição. Foi por volta das 17:40 do dia 28 de dezembro de 1999. As nuvens negras denunciava que não seria um final de tarde comum.
Primeiro a chuva forte começou a cair, seguida de fortes ventos.
"Eram dias de verão, e o sol se escondeu atrás das negras nuvens. O vento brando anunciava um acontecimento marcante. O vento assobiava e as árvores retorciam como uma dança profana. As telhas debatiam e as portas rinchavam. Muita coisa não ficou de pé. Era o vendaval de Cuité !!!"
Houve comoção geral e o prefeito Bado Venâncio decretou Estado de calamidade Pública e de Emergência. Casas, escolas, igrejas, hospitais, postos de combustíveis, arraial da serra e a sede da Prefeitura Municipal foram atingidos pela ação do vento. O portão do Estádio recém-reformado, Jeremias Venãncio dos Santos, foi derrubado, assim como outras partes do estádio. Muitas árvores também tiveram o mesmo destino, principalmente, na Rua 25 de Janeiro. A cidade teve horas sem energia elétrica.
A sede da Prefeitura teve seu teto desabado e foi transferida para uma escola Municipal e com o passar do tempo foi desaparecendo a estrutura interna da Prefeitura, passados onze anos sem que uma pedra fosse colocada para recuperação, hoje o prédio da Prefeitura não passa de um terreno cercado.Infelizmente o prédio até hoje continua abandonado.
Me lembro como fosse hoje deste trágico dia, felizmente ninguém se feriu ou teve danos mais sérios.
veja fotos da epoca do vendaval
cuité notícia com historias de cuité
Nenhum comentário:
Postar um comentário