Novos agentes penitenciários participam de curso de formação na paraiba

A oitava turma de agentes penitenciários que foram aprovados em concurso público do Governo do Estado está participando da terceira e última fase curso de formação. As aulas acontecem na Escola de Serviço Público do Estado (Espep) durante a manhã e tarde, com 100 alunos.

Nesta quarta-feira (24), os alunos tiveram aula de redação oficial ministrada pela professora Vera Lúcia Gomes, e de Comportamento Humano em Instituições Carcerárias, que tem como professor o major Roberto Costa. Os alunos também assistem aula com o tenente coronel Ysmar Mora sobre Mediação de Conflitos, e sobre Direitos Fundamentais do Preso, com o defensor público Daniel Teles.

As aulas foram iniciadas no dia 15 deste mês e se estenderão até este sábado (27). A aula de encerramento será a prática de tiro defensivo, ministrada pelo capitão Pablo Nascimento da Cunha.

Para Eládio Ataíde, 50 anos, aluno do curso de formação e futuro agente penitenciário, sua nova vida profissional não é para qualquer um: “Essa é uma oportunidade ímpar na minha vida. Para ser agente penitenciário tem que gostar do serviço, de trabalhar com o ser humano. Com o curso de formação me sinto apto e pretendo vir a somar na perspectiva de mudança do sistema prisional paraibano, e também na sociedade” avalia.

O curso tem carga horária de 100/horas aulas e segue a grade curricular exigida pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen). São 18 disciplinas distribuídas em cinco módulos.

Para o Defensor Público, Daniel Teles, professor da disciplina Direitos Fundamentais do Preso, o curso qualificará os novos agentes que farão uma renovação no sistema prisional paraibano: “Na minha disciplina procuro deixar claro a humanização nos presídios, capacitar para dar efetividade aos direitos dos presos, direitos esses previstos na Constituição e na Lei de Execuções Penais. Essa nova turma de agentes penitenciários vem oxigenar e dar uma renovação ao quadro do sistema prisional paraibano”, ressaltou Daniel.

Anselmo Vasconcelos, 29 anos, é um dos alunos do Curso de Formação de Agentes Penitenciários. Para ele, o curso está sendo de extrema importância para sua nova carreira profissional: “O curso é uma experiência proveitosa, temos professores capacitados, a estrutura física não deixa a desejar”, avaliou Anselmo. “O agente penitenciário é um fiscal da lei, um representante do Estado com a missão de ressocializar o preso”, definiu.

Secom-PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário