Vem ai de 04 a 15 de Novembro Operação Cruzex Flight 2013

Cruzex Flight 2013
Na tarde da última quarta-feira, dia 21/08, oficiais da FAB estiveram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte para realizar uma exposição sobre o exercício Cruzex Flight 2013 e iniciar o processo de seleção de estagiários dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Letras – Língua Inglesa que irão auxiliar os militares da FAB e das Forças Aéreas convidadas. O Poder Aéreo por meio do seu colaborador em Natal-RN, Ícaro Luiz Gomes, entrou de “penetra” na exposição para trazer algumas informações já confirmadas aos seus leitores. O Major-Aviador Rodrigo Canas e o Tenente-Jornalista Humberto Leite realizaram uma apresentação de slides que durou cerca de 20 minutos e a exibição de três vídeos institucionais sobre a Cruzex e a Ágata 7. Um dos ganhos secundários da realização da Cruzex é a inter-relação do meio acadêmico e militar por meio dos estagiários recrutados nas universidades que auxiliam os militares na execução dos exercícios.
A previsão é que o exercício ocorra entre os dias 4 de novembro e 15 de novembro. O evento “portões abertos”, quando o público em geral poderá ver um pouco dos aviões envolvidos no exercício, está previsto para o dia 09 de novembro. O exercício esse ano trará aproximadamente 100 aeronaves, das quais cerca de 85 delas estarão sediadas em Natal-RN. Os países com participação já confirmadas são: Brasil (sede), EUA, Argentina, Chile, Venezuela, Uruguai, Equador, Canadá e Colômbia. A França, um dos países fundadores do exercício não confirmou sua presença com aeronaves.
O Brasil trará ao exercício aeronaves dos seguintes modelos: F-5EM/FM, F-2000 Mirage, R/A-1 Falcão, A-29 Super Tucano, K/C-130H Hércules, E-99, SC-105 Amazonas/Pelicano, H-1H Iroquois/”Sapão”, H-60 BlackHawk, H-34 Super Puma e , estreando no evento, o AH-2 Sabre. EUA, Chile e Venezuela trarão seus respectivos F-16. Argentina trará seus A-4 Skyhawk. Equador trará os A-29 Super Tucano. Uruguai e Colômbia trarão seus  A-37 Dragonfly. O Uruguai trará ainda IA-58 Pucará. Outras aeronaves reabastecedoras, de transporte e apoio dos diversos participantes também estarão em Natal. O Canadá trará o CC-130H. O Chile e os EUA trarão ainda o KC-135. A Colômbia o seu KC-767 Jupiter. Outras aeronaves ainda não foram confirmadas, mas estão previstas.
Estão previstos também mais de um milhar de militares participantes do exercício de acordo com previsões baseadas em edições anteriores. As reuniões das delegações participantes estão ocorrendo com maior frequência, com uma das principais ocorrendo desde a segunda até a sexta. Outros países enviarão seus observadores militares, embora o número definitivo não esteja fechado.
DSC01483
O impacto de uma operação militar apresenta uma importância mister tanto para o país como para a economia da cidade-sede. São pelo menos um milhar de indivíduos que necessitam de serviços de hotelaria, restaurante, transporte e de souvenir, deixando capital na cidade-sede e movimentando a economia numa época considerada de baixa-temporada. Os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos permitiram a FAB entrar em contato direto com o estado-da-arte dos processos de tomada de decisão (padrão OTAN de C²) e táticas de combate, refletindo diretamente nos processos de aquisição e modernização de equipamentos, assim como no planejamento e execução de operações singulares, conjuntas, combinadas ou multinacionais, por exemplo: Ágata.
O tamanho e a qualidade na troca de experiências da Cruzex permite classifica-la com um dos mais importantes exercícios multinacionais, e o mais importante no contexto da América Latina. Essa importância atrai a cada nova edição mais países participantes/observadores que consigo trazem a mídia especializada, ou não, dos referidos países. A trocas culturais também são um bônus para os participantes, seja no contato com a culinária local, conversas sobre experiências de vida ou mesmo simples troca de informações sobre a localização de determinado setor proporcionam o desenvolvimento do pessoal envolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário