MARCADORES

MEGA Operação em Picuí realizada "Trânsito em Paz" e Revista na Cadeia Pública.

Na manhã deste sábado, 27/08/11, foi dado início na cidade de Picuí, localizada no Curimataú Paraibano, uma Mega Operação- "Trânsito em Paz" e aproveitando o momento foi realizado após a visita dos parentes aos presos, uma revista minuciosa na Cadeia Local com o intuito de localizar drogas e celulares.
Estiveram reunidos nas primeiras horas do dia planejando como se daria a operação, o Delegado Regional da 7 ª DRPC, João Joaldo, o delegado plantonista de Picuí, José Edson, ambos representando a Polícia Civil e o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Major Afonso Galvão, representando a Polícia Militar.
Durante a reunião foi discutido como seria realizado a Blitz em Picuí, que tinha a intenção maior de apreender veículos com problemas judiciais, a exemplo de Buscas e Apreensões, Roubo/Furto; revista pessoal nos motoristas e passageiros no intuito de localizar armas e drogas, COIBIR o uso de veículos automotor por adolescentes e crianças, apreender veículos sem placas e ALERTAR SOBRE A FORMA CORRETA DE CONDUZIR OS VEÍCULOS E AS PENALIDADE QUE PODE SOFRER POR DIRIGIR FORA DA LEI. Os representantes da Polícia Civil, Dr. João Joaldo juntamente com o representante da Polícia Militar, Major Afonso Galvão anunciaram que esta será a primeira de muitas blitz que ocorrerá em toda região do Curimataú, não informando quais as próximas cidades.
Durante a Operação foi utilizado 10 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães e mais de 14 policiais militares entre Major, Capitão, Tenente, Sargentos, Cabos e Soldados e 08 viaturas, sendo 03 Ford Fiesta, 01 VW GOL, 04 Ford Ranger, entre Civis e Militares. Foi colocado postos de controle na saída para Carnaúba dos Dantas, Nova Palmeira próximo ao campo de futebol que dá acesso ao bairro São José, em frente ao Colégio Lordão, na saída para Nova Floresta pela vila de Santa Luzia e na saída para Barra de Santa Rosa.
Foram abordados 45 motocicletas e 16 automóveis, entre caminhonetas e carretas. Infelizmente durante as abordagens os errados, permaneceram em casa com suas motos sem placas, canos de boca estourada, ou documentação errada escondidos, só trafegando pessoas que estavam com seus veículos em dia ou com a documentação em mãos. Em dado momento foi avistado uma moto Honda Biz sem placa pelo posto de controle de frente ao Lordão, mas de difícil perseguição por causa do acumulo de pessoas nas ruas devido a Blitz e por ser dia de feira livre.



 Todos os veículos de placas de outros estados ou em atraso foram pesquisados pelo Sistema INFOSEG, sendo apreendida apenas uma Honda Biz verde com restrição judicial de Busca e Apreensão, pela Justiça do Trabalho de Caruaru/PE.
Por volta das 11:00hs foi dado encerramento ao controle dos veículos, pois quem tinha veículo errado já os tinha escondido, então foi dado início a segunda meta da Operação, Revistar a Cadeia Pública de Picuí, após contato com o magistrado da Comarca, Dr Mário Lúcio autorizando a revista, foi enviado para acompanhar dois oficiais de justiça representando o Juiz, estando presente também o diretor da cadeia, Edson Calado. Após mais de duas horas de revista não foi constatado nenhum entorpecente (maconha, crack) ou celulares.








***************************************



A partir de hoje retorna as apreensões normais de veículos sem placas, com problemas nas luzes sinalizadoras, pois a Anistia dada pelo governador já terminou o prazo.
Não será necessário blitz para abordar veículos e transeuntes ficando a cargo das equipes de plantão como proceder, já que ultimamente está ficando muito comum usuários de motos ficarem durante a noite dando pipoco com os canos de escape das motos a exemplo da CBX 300 de cor mostarda que perturbou na noite da sexta-feira,26/08/11, em Picuí após a identificação do proprietário o mesmo será intimado a comparecer a delegacia para responder pelo crime de Pertubação do sossego alheio e poluição sonora.


fonte: 7ªDRPC- Picuí

Notícias » Mundo Furacão Irene continua forte e perigoso, diz governo dos ESTADOS UNIDOS

Notícias » Mundo
Furacão Irene continua forte e perigoso, diz governo dos EUA
27 de agosto de 2011 • 13h04 • atualizado às 13h33

O furacão Irene continua sendo uma tempestade "grande e perigosa" conforme percorre a costa leste dos Estados Unidos e moradores da região devem levar a sério a ameaça, afirmou a secretária americana de Segurança Interna, Janet Napolitano, neste sábado.

O diretor do Centro Nacional de Furacões dos EUA, Bill Read, afirmou que resorts em Nova Jersey sentirão os efeitos da tempestade na manhã do domingo e a passagem do furacão também é prevista para Long Island Sound e região metropolitana de Nova York.

O furacão Irene tocou a terra neste sábado na área de Cap Lookout, na Carolina do Norte, debilitado mas ainda com a força de um fenômeno de categoria um, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), que tem sede em Miami.

O olho do Irene tocou a terra nas costas da Carolina do Norte às 8h locales (9h de Brasília), com ventos máximos de 140 km/h e em um deslocamento para o nordeste a uma velocidade de 22 km, segundo o relatório do NHC.

Árvores caídas, ruas inundadas, postes arrastados e 300 mil pessoas sem energia elétrica: este era o balanço inicia do furacão nos Estados Unidos, depois que provocou cinco mortes e prejuízos milionários na passagem pelo Caribe durante a semana.

Nas zonas costeiras da Carolina do Norte, milhares de pessoas estavam protegidas em abrigos ou cidades mais afastadas do mar, mas uma grande área do estado sofre com chuvas torrenciais e ventos fortes.

A governadora da Carolina do Norte, Bev Perdue, apontou entre os danos preliminares o bloqueio de 10 estradas e problemas em duas centrais de tratamento de água.

A secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, pediu aos moradores de áreas ameaçadas que abandonem rapidamente as localidades.

Depois da passagem pela Carolina do Norte (sudeste dos Estados Unidos), o furacão seguirá, debilitado mas com ventos de 140 a 150 km/h, para as cidades do nordeste dos Estados Unidos como Washington, Nova York e Boston.

O NHC recomendou ao Canadá que monitore o furacão, que pode cruzar a fronteira. Irene ameaça uma zona densamente povoada nos Estados Unidos, na qual moram 65 milhões de pessoas, onde podem ser registradas inundações repentinas, tempestades, cortes de energia e danos estruturais que podem representar prejuízos de até US$ 12 bilhões, segundo estimativas.
A situação provocou o cancelamento ou adiamento de centenas de voos para a costa leste dos Estados Unidos. O governo de Nova York decidiu fechar os aeroportos do estado. A medida afeta os aeroportos John F. Kennedy, LaGuardia e Newark.

Companhias como Iberia, Lufthansa, Air France e British Airways cancelaram voos para Nova York e conexões para Boston e Filadélfia.

Milhares de pessoas se preparavam desde sexta-feirea para a iminente passagem do furacão Irene sobre a costa leste dos Estados Unidos e as autoridades americanas ordenaram a inédita saída de 370 mil moradores de Nova York.


Não é uma piada, sua vida pode estar em perigo", disse o prefeito Michael Bloomberg. "Ordenamos a saída de 370 mil pessoas. No total, 7 mil pacientes de hospitais e asilos foram retirados", disse.

O prefeito confirmou que os serviços de transportes públicos serão interrompidos durante a tarde. "Não esperem o último trem", insistiu, antes de alertar que a ameaça mais grave é a possibilidade de uma "inundação brutal".

Em Baltimore (no Estado de Maryland, perto de Washington), as autoridades distribuíam sacos de areia aos moradores poucas horas antes da chegada prevista do furacão Irene. No bairro comercial de Fells Point, que fica ao nível do porto, a areia foi transportada por tratores para distribuição.

O presidente Barack Obama, que aconselhou na sexta-feira os americanos a "levar a sério a tormenta", que segundo ele pode ter proporções "históricas", interrompeu as férias em Massachusetts (nordeste) e retornou a Washington na sexta-feira à noite.

O furacão perdeu um pouco de força neste sábado, com ventos de 150 km/h, e passou a ser considerado um fenômeno de categoria um, a menor na escala Saffir-Simpson, que tem cinco níveis.

Na categoria um, os ventos vão de 119 a 153 km/h. Devem superar 249 km/h para alcançar a categoria cinco.

Com informações das agências AFP e Reuters

assassinato em Campina Grande-PB Homem é assassinado a tiros no bairro do Jeremias

Mais um homicídio foi registrado em Campina Grande, na tarde desta sexta-feira, 26.

Lucival Félix da Silva foi assassinado na Rua Santo Agostinho, no bairro do Jeremias, por volta das 16h30. Ele foi atingido por vários tiros.

A vítima era ex-presidiário e cumpriu pena por porte ilegal de armas.




paraibaonline

momento lazer neste sabado , preste atenção nesse video ate o fim

Cobra de seis metros e de 120 quilos é encontrada por fazendeiro em MT

(Foto: Roteiro Notícia/Célio Ribeiro)
Uma cobra sucuri de seis metros foi capturada em uma fazenda localizada próxima ao município de Guarantã do Norte, a 721 quilômetros de Cuiabá. O proprietário contou que o animal pesa 120 quilos e já estava na fazenda há alguns dias se alimentando, inclusive, de outros bichos como novilha e galinhas.


O dono da fazenda acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do município, para capturar a cobra após alguns animais terem sido devorados. De acordo com o Ibama, a primeira tentativa de captura foi feita na quarta-feira (24), porém, pelo tamanho e peso do animal não foi possível conseguir dominá-lo. 

Ainda conforme a diretoria da instituição foram necessários oito homens para a busca do animal, que se escondia em um córrego e nas pastagens. Após a captura, a cobra foi colocada em uma gaiola e passou por avaliação de biólogos. O Ibama confirmou também que o animal foi solto nesta sexta-feira (26) na Serra do Cachimbo, região Norte de Mato Grosso.
(Foto: Roteiro Notícia/Célio Ribeiro)

IFPB abre seleção para estagiários

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulgou o edital para preenchimento das vagas de estágio não-obrigatório curricular para estudantes do Curso Superior de Arquivologia. As inscrições estão abertas até o dia 02 de setembro.

Os bolsistas vão atuar na Pró-reitoria de Administração (Reitoria) e na Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (Campus João Pessoa). Estão sendo ofertadas quatro vagas, sendo três no período da manhã e uma no período da tarde.

Para concorrer a uma das bolsas, o candidato deve preencher os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado no Curso de Arquivologia e deve estar, no mínimo, no quarto período, tendo conhecimento nas seguintes áreas: gestão de documentos, análise documentária, arquivo permanentes e tecnologia da informação. Uma prova será aplicada no dia 12 de setembro.

O estagiário receberá uma bolsa no valor de R$ 364 e auxílio-transporte no valor de R$ 6,00 por dia proporcional aos dias efetivamente estagiados, sendo este assegurado contra acidentes pessoais. A carga-horária exigida é de 20 horas semanais e a duração do estágio é de seis meses, podendo ser prorrogado por até 18 meses, mediante avaliação a cada seis meses do responsável pelo setor.

O edital pode ser acessado no site http://www.ifpb.edu.br

Ascom

Polícia Federal faz a maior apreensão de droga do RN


Por Sd PM J. Júnior
Fonte: Dn online

A Polícia Federal realizou na noite dessa quinta-feira (25/08), no Distrito de Taborda, zona rural de São José de Mipibu, a maior apreensão de drogas da história do Rio Grande do Norte: 814 kg de maconha e mais 17 kg de cocaína estavam em poder de dois potiguares que foram presos em flagrante. Além da droga, foram apreendidas duas armas, sendo um revólver e uma pistola, três balanças de pesagem diversa e um carro do tipo Siena de placas não reveladas.

A operação teve início há cerca de 30 dias e também contou com apoio de policiais rodoviários federais, que montaram uma campana em um sitio localizado as margens da BR-101. Na ocasião, os policiais acompanharam a chegada de um caminhão Baú, que descarregava várias caixas de madeira.

Segundo a polícia, um vigilante de 40 anos e um pedreiro de 20 anos, cujas identidades não foram reveladas, foram flagrados tirando tabletes de maconha nas caixas, quando os acusados receberam voz de prisão.

De acordo com a Polícia Federal, os dois suspeitos alegaram que foram convidados para alugar um sítio para armazenar drogas, seguindo ordens de outra pessoa que não teve a identidade revelada por eles. A polícia acredita na existência de um consórcio de traficantes atuando na grande Natal,o que justificaria a quantidade de drogas apreendidas.

As investigações seguirão no sentido de identificar a participação de outras pessoas. Os suspeitos foram autuados pela Polícia Federal e serão encaminhados para o sistema penitenciário,podendo cumprir, se condenados, uma pena de 20 anos de reclusão.

Com a apreensão dessa quinta-feira (25) a polícia chegou a um total de 1.118 kg de drogas apreendidas.

perigo no km 04 ; da BR 104 PROXIMO A NOVA FLORESTA PB animais solto na pista



Inscrição para o CFO se encerra neste domingo

Fonte: Secom/PB
Texto:
Se encerram neste domingo (28) as inscrições para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba 2012 e do Corpo de Bombeiros Militares. São 50 vagas, sendo 35 para o Quadro de Oficiais Combatentes (QOC - 30 vagas para o sexo masculino e cinco vagas para o sexo feminino) e 15 para bombeiros, sendo 11 para o sexo masculino e quatro para o feminino.

O concurso terá três fases, sendo a primeira o exame intelectual com provas escritas através do PSS – 2012 da Coperve/UFPB. A segunda fase são os exames complementares (psicológico, de saúde e aptidão física) e a terceira etapa, a avaliação social (quando é averiguada a idoneidade moral e conduta pregressa do candidato). As duas últimas fases do concurso são de responsabilidade da Polícia Militar.

Até o domingo, os candidatos se inscreverão aos exames complementares, de responsabilidade da Polícia Militar. Essa inscrição deve ser feita via internet no site http://www.pm.pb.gov.br. O candidato pagará taxa de R$ 50,00, a exceção de doadores de sangue na Rede Hospitalar Pública ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), que estão isentos dessa taxa.

A inscrição para o PSS, de responsabilidade da Comissão Permanente do Concurso Vestibular da Universidade Federal da Paraíba (Coperve), está sendo feita pelo site http://www.coperve.ufpb.br.

O edital do concurso para Oficiais da PM e Bombeiros Militar foi publicado no Diário Oficial do dia 9 deste mês, nas páginas 20 a 26. O edital também está disponível no site da PM   http://www.pm.pb.gov.br

Caicoense capota veículo na BR 226 na madrugada desta quinta Proximo a Currais Novos-RN


Por Sd PM J. Júnior
Fotos: Sd PM Luciano II

Por volta das 04h40minh da manhã desta quinta-feira (25/08) um capotamento foi registrado na BR 226, próximo a Ponte da Sussuarana, cerca de 4 Kilômetros de C. Novos, envolvendo um veículo Fiat Ducato de placas, NNQ-9034 Caicó, conduzido por João Maria de Oliveira, 47 anos, residente na Rua Sebastião Victor da Silva, Bairro Paulo VI, Caicó.

O motorista que seguia sentido Natal perdeu o controle após uma curva vindo a capotar. Apesar da violência do acidente o motorista que usava o cinto de segurança nada sofreu.

 A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área enquanto aguardava a chegada da Polícia Rodoviária Federal que tem Jurisdição da BR.

Veículo furtado em Nova Palmeira é encontrado em Cubati/PB e devolvido ao dono.



Na manhã desta quarta-feira,24/08/11, foi encontrado por populares o veículo roubado de Nova Palmeira, uma PARATI BEGE, o qual foi encontrado por populares na entrada da cidade de Cubati/PB.
Durante a tarde o proprietário compareceu a delegacia e recebeu o seu veículo aparentemente sem danos.

Reveja a matéria
Nova Palmeira:
Compareceu a 7ª DRPC Picuí PB, José Adilson Batista da Silva, agricultor, nascido em 1971, filho de José Alves da Silva e Delzira Batista da Silva, naturais e residentes em Nova Palmeira PB.

O mesmo informou que na noite de sexta feira dia 19, estacionou seu veiculo Parati bege, ano 91, Placa MNS 0146 PB, na praça central de Nova Palmeira e horas depois, ao voltar não encontrou mais o seu veículo, tinha sido roubado por desconhecidos. O proprietário registrou um boletim de ocorrências e qualquer informação é só ligar para delegacia de Picuí 3371:2324.

Barragem estoura em Itabaiana PB

Uma barragem estourou na noite desta quarta-feira (24), e interditou a rodovia PB 054 que liga o município à BR 230.
De acordo com informações do sargento Bival, do 8º Batalhão de Polícia Militar de Itabaiana, não há informações de vítimas, mas a rodovia continuará interditada no dia hoje. Equipes do Departamento Estadual e Estradas e Rodagens - DER está no local para fazer os reparos necessários na estrada.
A barragem era particular e estava localizada na comunidade Rural conhecida como Riacho do Mogeiro.
Com a danificação da estrada, quem quer sair do município de Itabaiana com destino a João Pessoa terá que optar por caminhos bem mais longos através da estrada de acesso ao município de Ingá ou pelo acesso a Pedras de Fogo, optando pela BR 101.


veja fotos do local



Mais uma agressão contra mulher; Agora na cidade de Remígio/PB

Foi preso na noite do dia 23 de agosto, terça-feira, por volta das 21:00h, o sr. PEDRO BALBINO DE SOUZA, com 38 anos, servente de Pedreiro, natural de Areia/PB, residindo na vila das Queimadas (próximo a cadeia de Remígio/PB), de acordo com a Lei nº. 12.403/11, foi-lhe concedida a opção de adimplir o valor arbitrado de R$1.090,00 (um mil e noventa Reais), a título de fiança, para se ver solto e responder ao processo em liberdade, porém o mesmo alegou não ter condições financeiras de pagar o valor arbitrado e nem de constituir advogado, o mesmo foi autuado no art.129, § 9º (Se a lesão for praticada contra ascendente, descendente, irmão, cônjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade: (Redação dada pela Lei nº 11.340, de 2006)) se condenado poderá ficar preso por até 04 anos.

Em sua defesa PEDRO disse: "Que convive com Maria José há cerca de 12 (doze) anos; Que tem três filhos com a companheira; Que agrediu sua esposa pelo fato de que ela estava reclamando porque o interrogado havia saído para beber; Que bebe cachaça; Que sua esposa queria lhe agredir e acabou perdendo a cabeça; Que deu um soco na sua esposa; Que foi a primeira vez que agrediu sua esposa;"

A vítima e companheira é a senhora MARIA JOSÉ DOS SANTOS, com 35 anos, natural de Remígio/PB a mesma disse em seu depoimento: " que faz quatorze anos que convive estavelmente com o senhor PEDRO BALBINO DE SOUZA; Diz que desse relacionamento tiveram três filhos; Que sempre que o PEDRO ingere bebida alcoólica fica agressivo, passa a destratar a declarante e a lhe agredir fisicamente; Que já foi agredida várias vezes pelo PEDRO, inclusive quando estava grávida de um de seus filhos o PEDRO chutou sua barriga, por sorte não teve complicação no restante da gestação; Que nunca havia registrado boletim de ocorrência contra o PEDRO porque sempre teve medo dele; Que ontem, 23/08/2011, por volta das 21h00min, o PEDRO chegou embriagado e passou a lhe “esculhambar” e em seguida lhe atingiu no rosto com um forte soco; Que saiu de sua residência e decidiu procurar Policiais Militares a fim de que efetuassem a prisão do PEDRO, pois não está mais suportando as agressões; Manifesta interesse em representar contra o PEDRO; Diz que mora na casa do pai do PEDRO, seu sogro, não sabe como vai ficar sua situação, pois não tem para onde ir com seus filhos; Que está desesperada;"

O auto de Prisão em Flagrante foi realizado pelo delegado titular de Remígio/PB, Lamartine Lacerda e a prisão realizada pela guarnição dos Soldados da Polícia Militar SDPM Leandro e SDPM Ismael.

O sr. Pedro se encontra recolhido na cadeia pública de Remígio a disposição da justiça.

vamos relembrar quem foi Padre Luiz Santiago em cuité PB



 
1.O Padre

O Padre Luiz Santiago de Moura nasceu em 25 de Agosto de 1897, no sítio Meia-pataca, na povoação de Lagoa do Remígio, cidade de Areia, estando hoje nos domínios municipais de Remígio-PB.
Filho do casal Delfim Izidro de Moura e Antônia de Andrade Santiago, o pequeno Luiz seguia à risca a doutrina religiosa familiar. Sua vida clerical inicia-se aos 21 anos, quando é encaminhado ao seminário, permanecendo por uma década cursando filosofia teológica ginasial. Aos 31 anos, é ordenado padre (em 1928), por Dom Adauto Aurélio, e nomeado para a freguesia de Cuité (1929), em lugar do Monsenhor José Tibúrcio.
Uma de suas primeiras ações na paróquia de Cuité foi a implantação da via sacra na igreja “de estilo moderno e de grandes proporções, por iniciativa do ardoroso Frei Martinho, que a começou em dias de 1918 deixando-a coberta...” (SANTIAGO, 1936. p. 16). Em 1931, Pe. Santiago juntamente com o Dr. Edesio Silva funda a capela de Nossa Senhora de Nasaré de Jacu “...distante da sede 2 ½ léguas (...) com aula pública e ensino de catecismo” (idem, ibidem). Já em 1935 foi a vez da fundação da capela de N. S. da Conceição de Malhada do Canto “distante da sede 8 leguas, fundada pelo Padre Luiz Santiago e o Ce. José Antonio, deputado...”(Idem, Ibidem). Em 21 de novembro de 1936 é fundada a capela São Severino do Bispo, através da doação (1 ano antes) de um terreno pelo Sr. Felinto Florentino de Azevedo (LEMOS, 2002. p.117). A presente capela é marco fundador do povoado de Nova Floresta “... Felinto Florentino doou o terreno (...) e construiu inúmeras residências...”. Nesta capela, em 20 de outubro de 1936 é celebrada a primeira missa pelo Pe. Luiz Santiago, que também implanta aula publica e ensino do catecismo. Consta também que Pe. Santiago fundou a capela de Caboré, no atual município de Frei Martinho. Todas as fundações fazem parte do patrimônio da paróquia de N. S. das Mercês do Cuité, cuja fundação foi “... aos 25 de Agosto de 1801, tem um arquivo rico em documentação e sua organização bem regulada, graças ao tino organizador do seu Vigário de 1928, o Mons. José Tibúrcio. Tem bom patrimônio, e 15 Capelas (...) hoje funcionam normalmente, suas aulas, quando não públicas, particulares com o ensino de catecismo...” que também contava com “...uma boa casa paroquial, bem confortável, com água encanada e garage, e todo o mobiliário próprio, 4 casas de telha, alugadas a bom preço, e 3 banheiros de uso publico.”(SANTIAGO, 1936).
Pe Luiz Santiago, em sua carreira sacerdotal, foi vigário da paróquia de Cuité entre 1929 e 1941. Durante este período, acumulou as paróquias de Picuí, entre 1931 e 1936, e de Pedra Lavrada, entre 1931 e 1933.
É perceptível a dinâmica deste jovem padre que dissemina a doutrina católica na região criando diversas capelas e mantendo-as com missas periódicas e aulas de catecismo unido ao ensino público, proeza de caráter social. O ensino e trabalhos sociais realmente foram dois aspectos que norteavam as ações do Pe. Santiago, sua preocupação era tamanha que até sua fazenda foi palco de cursos profissionalizantes. No ano de 1958, quando não mais atuava oficialmente pela Igreja, Santiago trouxe uma jovem artesã para ministrar curso de renda e esta, Maria Elvira de Medeiros, acabou por ficar na fazenda como governanta e, ainda hoje, Dona Mariquinha, como é popularmente conhecida, vive na fazenda e zela pelos bens deixados pelo Padre.
Contudo, o Padre era um ferrenho defensor da obediência à doutrina Católica e cuidava de seu rebanho com “mãos de ferro”, não permitindo indisciplina nos “seus” domínios paroquiais. A partir 1933, Luiz Santiago, começou a ter problemas com um grupo de sectários do luteranismo que estava se instalando em sua paróquia, em Cuité, e se expandindo rapidamente na região aquela doutrina “herege”. Luiz Santiago e seus seguidores passaram a perseguir os protestantes, interrompendo os cultos, espancando os “crentes” e até proibindo que fossem sepultados no cemitério da cidade. Uma intolerância muito comum na época. Polêmico e muito temperamental, num lapso de irracionalidade, em 1935 mandou demolir a igreja protestante (Assembléia de Deus) que estava sendo instalada em Cuité. Sua ação criou transtornos no seio da Igreja católica e gerou um movimento destes protestantes em reação à sua atitude nada moderada. Em meio à celeuma, a emboscada que resultou no assassinato, a tiro de rifle, de um protestante que vinha de um culto, Severino Amaro dos Santos, ocorrida na noite de 15 de agosto de 1940, agravou a situação, pois o crime foi atribuído ao Padre Santiago. Em decorrência do trágico episódio, para evitar novos transtornos para a Igreja, em 1941 Luiz Santiago teve suas ordens canônicas suspensas, por Dom Moisés Sizenando Coelho, lhe sucedendo na paróquia de Cuité o vigário Virgínio Estanislau Afonso.
No entanto, Luis Santiago nunca deixou seu desígnio de ser padre. Construiu sua própria igreja, no subterfúgio das dependências de sua fazenda, e continuou professando a fé e a liturgia católica em sua pseudo-paróquia, a seu modo.

Homem é morto com oito tiros de pistola na Zona Leste de Campina grande-PB

Na noite desta quarta-feira (24), um homem de 26 anos foi morto após ser atingido por oito tiros de pistola, no bairro Monte Castelo, Zona Leste de Campina Grande.


De acordo com testemunhas, Weslei Santos pilotava uma moto de cor preta na rua Mamede Moises Raia, próximo ao canal da antiga Cachoeira, quando foi alvejado por dois homens que também estavam em uma motocicleta.


O Samu foi acionado e socorreu a vítima para o Hospital de Trauma, mas Weslei foi a óbito minutos depois do atendimento.


A polícia realiza rondas em toda a cidade e ainda não tem pistas dos motivos do crime.

paraiba online

chegamos aos nossos 5.000 acessos graças a vocês obrigado e um abraço a todos


Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.
Se você não acorda cedo, nunca conseguirá ver o sol nescendo. Se você não reza, embora Deus esteja sempre perto, você nunca conseguirá notar sua presença.
A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante.

(paulo coelho)

Novos agentes penitenciários participam de curso de formação na paraiba

A oitava turma de agentes penitenciários que foram aprovados em concurso público do Governo do Estado está participando da terceira e última fase curso de formação. As aulas acontecem na Escola de Serviço Público do Estado (Espep) durante a manhã e tarde, com 100 alunos.

Nesta quarta-feira (24), os alunos tiveram aula de redação oficial ministrada pela professora Vera Lúcia Gomes, e de Comportamento Humano em Instituições Carcerárias, que tem como professor o major Roberto Costa. Os alunos também assistem aula com o tenente coronel Ysmar Mora sobre Mediação de Conflitos, e sobre Direitos Fundamentais do Preso, com o defensor público Daniel Teles.

As aulas foram iniciadas no dia 15 deste mês e se estenderão até este sábado (27). A aula de encerramento será a prática de tiro defensivo, ministrada pelo capitão Pablo Nascimento da Cunha.

Para Eládio Ataíde, 50 anos, aluno do curso de formação e futuro agente penitenciário, sua nova vida profissional não é para qualquer um: “Essa é uma oportunidade ímpar na minha vida. Para ser agente penitenciário tem que gostar do serviço, de trabalhar com o ser humano. Com o curso de formação me sinto apto e pretendo vir a somar na perspectiva de mudança do sistema prisional paraibano, e também na sociedade” avalia.

O curso tem carga horária de 100/horas aulas e segue a grade curricular exigida pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen). São 18 disciplinas distribuídas em cinco módulos.

Para o Defensor Público, Daniel Teles, professor da disciplina Direitos Fundamentais do Preso, o curso qualificará os novos agentes que farão uma renovação no sistema prisional paraibano: “Na minha disciplina procuro deixar claro a humanização nos presídios, capacitar para dar efetividade aos direitos dos presos, direitos esses previstos na Constituição e na Lei de Execuções Penais. Essa nova turma de agentes penitenciários vem oxigenar e dar uma renovação ao quadro do sistema prisional paraibano”, ressaltou Daniel.

Anselmo Vasconcelos, 29 anos, é um dos alunos do Curso de Formação de Agentes Penitenciários. Para ele, o curso está sendo de extrema importância para sua nova carreira profissional: “O curso é uma experiência proveitosa, temos professores capacitados, a estrutura física não deixa a desejar”, avaliou Anselmo. “O agente penitenciário é um fiscal da lei, um representante do Estado com a missão de ressocializar o preso”, definiu.

Secom-PB


TJPB determina corte de energia na prefeitura de Damião




Lenilson Guedes
com TJPB

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba determinou o corte no fornecimento de energia no município de Damião. A suspensão não atingirá as unidades de saúde, educação, abastecimento de água, mercado público, vias públicas e imóveis em que estejam instalados órgãos de segurança pública (Polícia Militar e Polícia Civil) do município.

A Energisa interrompeu o fornecimento de energia, após notificação de aviso de débito. A Lei garante que em caso de inadimplência de pessoa jurídica de direito público, o corte de energia é possível desde que não aconteça indiscriminadamente.

“O corte no fornecimento de energia é possível sem atentar contra o princípio da continuidade do serviço público no caso de falta de pagamento, após aviso prévio conforme o disposto na Lei”, afirmou o relator do processo, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.


portal paraiba 1

Arrumador da banda Circuito Musical foi vítima de homicídio em Caicó

O COPOM do 6° BPM registrou na manhã de hoje (23), um homicídio com caracteristicas de execução na rua João Diniz em frente a creche São José que fica nas proximidades do Abrigo Pedro Gurgel .
foto: José Humberto
 A vitima foi identificada por José Humberto dos Santos Cavalcante, 32  anos, natural de Arco Verde/PE e residente a pouco tempo;na travessa  José Eustaquio, no Bairro Paraiba. Junior ou "nego" como era;conhecido a  vítima, foi alvejada com diparos de arma de fogo na região da cabeça e  morreu na hora.



Os executores fugiram com destino ignorado logo após a prática do crime. De acordo com informações de familiares, José Humberto já foi preso no estado de Pernambuco acusado de participar de um homicídio na cidade de Jaboatão dos Guararapes, onde um primo do mesmo matou uma pessoa e José Humberto foi acusado de ter dado fuga ivoluntária ao executor.
Fonte: Eduardo Dantas

o blog cuité notícia esta rumo aos 5.000 acessos graças a vocês ! obrigado.



Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela. Você nunca será minha e por isso terei você para sempre.


(Paulo Coelho)

Cabo PM da reserva é executado em São Gonçalo na grande Natal


Por Sd PM J. Júnior
Fonte: DN Online

O cabo da reserva da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, identificado apenas por Marcos Antônio, foi executado no início da tarde desta terça-feira (23/08) próximo a uma parada de ônibus no conjunto Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal.

De acordo com informações do Coronel Alarico, responsável pelo Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), informou que por volta das 13h30, dois homens em uma moto passaram próximo a uma parada de ônibus, onde estava o PM, e em seguida efetuaram dois tiros na cabeça da vítima.

O policial chegou a ser socorrido e levado para o hospital Santa Catarina, mas não sobreviveu. A Polícia Militar, juntamente com integrantes da ROCAM e BPChoque realizaram durante toda a tarde de hoje (23), uma operação no conjunto Jardim Lola, na Comunidade Beira Rio e nas imediações da ponte de Igapó, com o objetivo de localizar os assassinos.

De acordo com o Tenente PM Tales, oficial da Zona Norte, cerca 50 policiais participaram da ação, mas nenhum dos acusados foi detido. Durante a ação, dois homens foram abordados pela PM, mas foram liberados em seguida.

Novas informações do acidente no trevo de Cuité/PB; vítima fatal Roni Von dos Santos Pereira, filho natural de Nova Palmeira/PB


Um Grave acidente agora no Km 35 da BR 104, próximo ao trevo de Cuité, com vitima fatal, os veículos Corsa e Eco Esport se chocaram fortemente, o passageiro do corsa da cidade de Picuí morreu no local, os motoristas dos dois veículos foram levados para Campina Grande em estado grave. A vítima fatal foi Roni Von dos Santos Pereira natural de Nova Palmeira PB. Nelinho que dirigia o Corsa e o motorista do Eco Esport professor Alan Anísio da UFCG Campus Cuité foram socorridos com vida para um hospital em Campina Grande. Mais detalhes ainda hoje, aguardem.
fonte: ClickPicui- Francisco Araújo

Grave acidente Próximo ao trevo de Cuité, com vitima fatal


Um Grave acidente agora no Km 35 da BR 104, próximo ao trevo de Cuité, com vitima fatal, os veículos Corsa e Eco Esport se chocaram fortemente, o passageiro do corsa da cidade de Picuí morreu no local, os motoristas dos dois veículos foram levados para Campina Grande em estado grave. Mais informações em instante.













fontes cuitepbonline